Tags

, , , , , , , , , ,

puff cisal 2PUFF 2PUFF 3PUFF4PUFF5PUFF6PUFF 7PUFF8PUFF9PUFF PNEU RECICLADO E  SISAL PASSO A PASSO

Sabe aquele pneu careca que certamente iria para o lixo? É possível reaproveitá-lo, conquistando uma opção de assento para a casa. “E você ainda gasta pouco”, lembra a repórter visual Fernanda de Castro Lima, que, para produzir o modelo revestido de corda disposto na varanda da matéria de capa da MINHA CASA de março, contou com a ajuda do fotógrafo Luis Gomes. “O trabalho fica mais fácil se realizado em dupla: enquanto um aplica a cola, o outro vai fixando o sisal”, ensina Fernanda. Outra dica valiosa é manter o olho na corda durante a colocação para evitar que a parte que ainda não foi enrolada crie nós. Isso porque, se for preciso cortá-la e emendá-la, o acabamento poderá não ficar uniforme. Por fim, seja generoso na aplicação da seladora, responsável pelo conforto de quem se senta no pufe. “Duas demãos do produto abaixam os fiapos de sisal que poderiam pinicar.”
Passo a passo:
1- Você vai precisar de: pneu, MDF de 6 mm cortado em dois discos com 55 cm de diâmetro (Lojão do MDF), seis parafusos, furadeira com broca do tamanho do corpo do parafuso, chave de fenda ou Phillips, pistola de cola quente e dois pacotes com seis tubos de cola cada, 5 kg de corda de sisal natural torcida de 10 mm, pano, tesoura e pincel, seladora concentrada, da Sayerlack (900 ml).
2- Antes de iniciar, limpe o pneu com um pano seco – se estiver muito sujo, lave e espere secar completamente. Ponha uma das bolachas de MDF sobre ele e, usando a furadeira, faça três aberturas em pontos espaçados da borda, profundas o suficiente para atravessar a borracha.
3- Dependendo do parafuso escolhido, utilize uma chave Phillips (para cabeças em X) ou de fenda (para formatos retos) e aperte até nivelar com a madeira. Faça o mesmo nos demais furos e repita os passos 1 e 2 do outro lado do pneu.
4- O trabalho deve começar pelo centro da circunferência para que se obtenha um acabamento perfeito. Com a pistola de cola quente, aplique a cola na madeira e fixe uma das extremidades do sisal.
5- Pressione a ponta para aderir bem e, em torno dela, enrole a corda com movimentos em caracol, sempre passando mais cola antes de cada volta e apertando para firmar bem.
6 – Quando terminar de cobrir a superfície de madeira, injete a cola na borda do disco e na borracha, para certificar-se de que esse encontro ficará bem escondido pelo sisal.
7- Vire o pneu de cabeça para baixo e continue revestindo-o no sentido da corda, agora contornando toda a lateral até chegar à borda do disco de MDF.
8- Após cobrir toda a borracha, corte a corda. Evite que a trança do sisal se desfaça passando cola na ponta e, depois, grudando-a no pneu. Não é necessário revestir a bolacha de madeira da base, pois ela ficará apoiada diretamente no chão.
9- Para dar o acabamento e abaixar os fios da fibra, aplique a seladora com o auxílio do pincel. Aguarde uma hora e passe outra demão. O produto seca ao toque em um dia, mas a cura total leva duas semanas.
Fonte: Minha Casa

Anúncios