Tags

, , , , , , , ,

Este slideshow necessita de JavaScript.

Puff pneu reciclado passo a passo…..

Materiais utilizados no passo a passo de reciclagem:
• 20 parafusos 6 x 25 mm
• 8 parafusos 4 x 16 mm
• 2 pneus velhos – modelo 175.70.13
• Tecido estampado de 1 x 1 m
• Mangueira velha com 3 m de comprimento
• Correia automotiva
• Espuma com 3 mm de espessura e 55 cm de diâmetro
• Plástico cristal de 1 x 1 m
• Chapa quadrada de MDF ou OSB com 2 mm de espessura e 70 cm de comprimento
• Régua própria para traçar circunferência
• Serra tico-tico ou serrote
• Parafusadeira
• Grampeadeira manual e grampos
• Caneta, tesoura e estilete
• Lima

Onde encontrar:
Cristian Luis Kaldart – Tel.: (11) 6445-2281 – cris.criandoarteempneus.blogspot.com – http://www.ongaema.blogspot.com.

Passo a Passo

Lave os pneus com água e sabão. Com o estilete, corte quatro quadrados na parte funda do pneu, distribuindo-os nos quatros lados opostos, em formato de cruz. Os cortes servirão como um sistema de drenagem para não acumular água. Repita o procedimento no outro pneu.

Coloque um pneu sobre o outro, deixando os lados com cortes voltados para baixo. Posicione os quadradinhos recortados que sobraram no encontro de um pneu com o outro. Com o auxílio da parafusadeira, posicione os parafusos de 6 x 25 mm sobre cada quadradinho e fixe-os. Serão usados ao todo quatro quadrados, em formato de cruz.

Com o auxílio da régua para circunferências e da caneta, rique um círculo de 53 cm de diâmetro na chapa de MDF ou OSB. Com a serra tico-tico ou o serrote, recorte o círculo. Em seguida, raspe toda a borda recortada com a lima, para que os fiapos não rasguem o tecido.

Com a caneta e o auxílio da régua para circunferências, marque um círculo de 52 cm de diâmetro sobre a espuma. Em seguida, com o estilete, recorte-o.

Em uma superfície, estique o tecido com a estampa voltada para baixo. Posicione sobre ele o círculo de espuma e, depois, o círculo de madeira. Na sequência, dobre toda a sobra de tecido para cima da madeira e fixe-o com a grampeadeira manual. Comece grampeando os quatro lados opostos, em formato de cruz, para que o tecido fique bem esticado. Em seguida, grampeie toda a lateral, até fechar o estofado. Para finalizar, com a tesoura, recorte a sobra de tecido.

Na superfície, estique o plástico cristal e posicione sobre ele a peça montada virada para baixo. Na sequência, siga o mesmo procedimento de grampeamento realizado no passo anterior. O plástico servirá para proteger o tecido e dará mais durabilidade ao pufe.

Coloque o estofado montado sobre os pneus. Corte a a correia com a tesoura e a posicione de um lado ao outro do estofado. Com a parafusadeira, fixe as duas extremidades da correia no pneu. Deste modo, a peça não se moverá ao ser realizado o próximo passo.

Vire a peça, posicionando o estofado para baixo. Corte quatro pedaços de mangueira e, com a parafusadeira, fixe dois parafusos de 4 x 16 mm e um de 6 x 25 mm em cada uma das partes da mangueira. Em seguida, parafuse esses quatro pedaços em lados opostos, na parte interna do pneu, de modo que o estofado se fixe a ele. Importante: lembre-se de prender os parafusos de 4 x 16 mm na madeira e o de 6 x 25 mm no pneu.

Desparafuse a correia. Separe 1,70 m de mangueira velha para o acabamento. Com o estilete, corte as duas pontas da mangueira, em diagonais opostas. Em seguida, posicione a mangueira ao redor da emenda, entre o estofado e o primeiro pneu. Para finalizar, prenda uma ponta à outra com o parafuso de 6 x 25 mm e vá pregando o restante dos parafusos ao redor de toda a mangueira, com aproximadamente 1 palmo de distância entre eles. Serão usados, ao todo, 9 parafusos.

Com a tesoura, corte 2 pedaços da correia automotiva com 38 cm de comprimento. Posicione-os em lados opostos do pneu inferior. Prenda as extremidades com dois parafusos de cada lado, sempre deixando uma sobra, para formar o pegador.

http://www.portaldeartesanato.com.br

Anúncios